CartaExpressa

Auditoria do TCU analisará presentes de Bolsonaro armazenados em fazenda de Nelson Piquet

A Corte também determinou que o ex-capitão devolva em até cinco dias úteis o 3º conjunto de joias de luxo da Arábia Saudita

Reprodução Twitter
Apoie Siga-nos no

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, determinou nesta quarta-feira 29 que as joias e outros presentes recebidos por Jair Bolsonaro e armazenados na fazenda do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, em Brasília, sejam incluídos na auditoria conduzida pela Corte.

No despacho, o ministro mencionou a “suposta existência de dezenas de caixas de presentes recebidos pelo ex-Presidente da República por motivo de seu cargo guardados na ‘Fazenda Piquet’”.

Mais cedo, Nardes mandou o ex-capitão devolver em até cinco dias úteis o terceiro conjunto de joias de luxo da Arábia Saudita. Na terça 28, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Bolsonaro recebeu pessoalmente e se apropriou de um terceiro kit, avaliado em mais de 500 mil reais. O estojo inclui um relógio da marca Rolex fabricado em ouro branco e cravejado de diamantes.

A série de suspeitas sobre o caso das joias levou a Polícia Federal a agendar os depoimentos de Bolsonaro e de seu ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, para a próxima quarta-feira 5.

A defesa do ex-presidente entregou na última sexta-feira 24 o segundo conjunto de joias. A devolução foi realizada pelo advogado Paulo Cunha Bueno em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília, que também abrigará o terceiro kit.

O primeiro estojo revelado, composto por joias femininas avaliadas em 16,5 milhões de reais, foi apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP) em 2021, quando uma comitiva do governo Bolsonaro tentou trazê-lo ilegalmente ao Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo