Política
Audiência de debate na Globo bate recorde de 16 anos em São Paulo e no Rio
No Rio de Janeiro, a audiência da faixa de horário praticamente dobrou
A TV Globo informou, nesta sexta-feira 30, que o debate presidencial de quinta-feira 29 registrou a maior audiência de um debate de 1º turno em 16 anos, tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro.
Segundo a emissora, a audiência da faixa de horário praticamente dobrou no Rio de Janeiro, com um crescimento de 93%. O registro foi de 29 pontos, 14 pontos a mais do que o normal, e 59% de participação. Em São Paulo, houve aumento de 79% na faixa de horário. Foram 25 pontos de audiência, 11 pontos a mais, e 52% de participação.
O representou o melhor índice da TV Globo em mais de 18 anos entre os cariocas – desde 15 de janeiro de 2004 – e em mais de 11 anos entre os paulistas, desde 13 de janeiro de 2011, segundo a empresa.
Para aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista conseguiu aproveitar a ampla audiência da Globo com uma atuação positiva, ao responder as acusações de corrupção feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo Padre Kelmon (PTB). Para o campo bolsonarista, Lula baixou a estatura ao cair em armadilhas do padre.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após debate da Globo, Lula reforça que está confiante na vitória no 1º turno
Por Getulio Xavier
No debate da Globo, Lula perdeu ou ganhou? Veja análises de aliados e adversários
Por Victor Ohana



