Política

Atuação do STF é ruim ou péssima para 39% da população, diz Datafolha

A taxa de reprovação da Suprema Corte é equivalente a do presidente Jair Bolsonaro (36%)

O Supremo Tribunal Federal em julgamento. Foto: Nelson Jr SCO STF
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo 29 pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que para 39% dos entrevistados, a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal é ruim ou péssima. Outros 38% avaliam como regular. A taxa de aprovação do STF ficou em 19%.

A reprovação da Suprema Corte é similar à do presidente Jair Bolsonaro, que segundo o mesmo instituto é reprovado por 36% da população. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios brasileiros entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

É a primeira vez que o Datafolha consulta a população sobre a atuação do STF na mesma escala dos poderes Executivo e Legislativo. Por isso, o instituto não trouxe dados comparativos sobre a atuação dos 11 ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal.

De derrotas para a Operação Lava Jato a vitórias para a diversidade, o STF esteve no centro de grandes acontecimentos ao longo do ano, como quando, em junho, decidiu pela criminalização da homofobia no Brasil e, em novembro, quando a maioria dos ministros votou contra prisão após segunda instância. Essa última decisão levou à liberdade do ex-presidente Lula, no dia 8 de novembro.

Em outra votação expressiva do ano, o STF também decidiu pelo compartilhamento de dados bancários e fiscais sigilosos sem necessidade de permissão da Justiça. Foram nove votos favoráveis e dois contrários.

A maioria dos ministros também definiu, em outubro, que os réus delatados podem apresentar as alegações finais em processos finais depois dos réus delatores. Outra decisão da Corte impactou no chamado caixa 2. Em votação apertada, os ministros decidiram que crimes eleitorais relacionados a corrupção e lavagem de dinheiro devem ser julgados pela Justiça Eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.