Política

Atuação de Moro na Lava Jato é reprovada por 44% dos brasileiros, mostra pesquisa

Apesar da imagem negativa sobre o ex-juiz, a avaliação geral da operação Lava Jato é positiva

Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Um levantamento feito pela consultoria Quaest, divulgado neste domingo 3, mostrou que 44% dos brasileiros desaprovam o trabalho do ex-juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil, no comando dos julgamentos relacionados à Operação Lava Jato. 

Entre os que aprovam a atuação do atual senador, estão 40% dos entrevistados. 

Com a margem de erro da pesquisa, os dois grupos, que aprovam ou desaprovam a atuação de Moro, estão tecnicamente empatados. 

A aprovação do trabalho do ex-juiz é maior entre os homens (46%); na faixa de quem tem entre 16 a 34 anos (43%); e no grupo de residentes na região Sul do País (49%). Ele também soma mais aprovação na parcela que ganha mais de 5 salários mínimos (47%). 

Os que desaprovam a conduta do ex-juiz, considerado suspeito na condução do processo contra o presidente Lula (PT) pelo Supremo Tribunal Federal, estão pessoas com mais de 60 anos (52%); os que ganham até 2 salários mínimos (48%); e residentes do Nordeste (57%). 

Recentemente, acordos de delação premiada firmados pela Lava Jato contra investigados e empresas usadas em condenações no âmbito da operação foram anulados pelo STF. O levantamento aproveitou, então, para questionar os brasileiros sobre a anulação dessas sentenças.

Para 74% dos entrevistados, o cancelamento das punições das empresas pelo STF incentivaria a corrupção no Brasil. Só 14% disseram que não.

Avaliação geral positiva

Apesar da baixa aprovação do ex-juiz, o resultado geral da avaliação da Lava Jato foi mais positivo do que negativo. Entre os entrevistados, quase a metade (49%) afirma que a operação ajudou a combater a corrupção no País. 37% apontam que não, a Lava Jato não ajudou no combate à corrupção.

Em outro trecho, 50% responderam que a força-tarefa de Curitiba fez “mais bem do que mal”. 28% indicam o contrário.

Lula

Sobre as investigações contra Lula, 59% dos entrevistados responderam que a operação agiu de forma “adequada” na condução do processo. Só 29% enxergam excesso da operação contra o atual presidente.

Há, em outro trecho do levantamento, a pergunta sobre a inocência de Lula. Neste caso, mostra a Quaest, os brasileiros estão divididos. 43% acreditam que Lula sempre foi inocente. O mesmo percentual, porém, marca a opção de que o petista é culpado e deveria estar preso.

A pesquisa entrevistou pessoalmente 2.000 brasileiros de 16 anos ou mais, de 25 a 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo