Política

Atrás em pesquisas e acuado pela CPI, Bolsonaro usa evento do governo para atacar Lula e Renan

Em Maceió (AL), o presidente chamou o petista de ‘ladrão de nove dedos’ e se referiu a Renan, relator da CPI, como ‘picareta e vagabundo’

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a subir o tom contra desafetos políticos, em especial o ex-presidente Lula (PT) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid.

Durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais em Maceió (AL) nesta quinta-feira 13, o chefe do Executivo adotou forte discurso eleitoral e tentou reforçar sua proximidade com o Centrão, referindo-se ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), como “amigo”.

Acuado pelo avanço dos trabalhos da CPI no Senado, o presidente da República repetiu no evento a atitude do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e ofendeu Calheiros. Na plateia, militantes bolsonaristas aplaudiram, entusiasmados, a retórica belicista.

“É difícil [ocupar a Presidência]? Sabíamos. Não vai ser fácil, sabemos também. Porque sempre tem alguém picareta e vagabundo querendo atrapalhar o trabalho daqueles que produzem. Se Jesus teve um traidor, temos um vagabundo inquirindo pessoas de bem em nosso País”, vociferou Bolsonaro. “É um crime o que vem acontecendo com essa CPI”.

Enquanto seus apoiadores gritavam “Renan vagabundo”, o presidente emendou: “O recado que eu tenho para esse indivíduo é: se quer fazer um show tentando me derrubar, não fará. Somente Deus me tira daquela cadeira. Temos um compromisso com vocês e devemos lealdade a vocês. Queremos trabalhar, o povo quer liberdade e ser feliz”.

Na quarta-feira 12, Flávio Bolsonaro, que não é integrante da CPI da Covid, se manifestou na sessão em que o colegiado tomou o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten. O filho de Jair Bolsonaro saiu em defesa do ex-chefe da Secom e atacou Renan Calheiros com o mesmo termo utilizado pelo pai.

“Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros. Olha a desmoralização”, declarou Flávio.

Renan, então, rebateu: “Vagabundo é você, que roubou dinheiro do pessoal do seu gabinete”.

Antes, Calheiros havia pedido a prisão de Wajngarten por, segundo ele, mentir na CPI. A solicitação não foi endossada pelo presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Um dia depois de um levantamento do instituto Datafolha indicar que Lula aparece com folgada liderança nas projeções para o 1º e o 2º turnos das eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro também voltou a atacar o petista, ao elogiar a atual gestão da Caixa Econômica Federal.

“A Caixa, lá atrás, com aquele ladrão de nove dedos, dava prejuízo. Em nosso governo, com a liberdade que você tem, mais que lucro, ela traz benefícios para todos nós do Brasil”, gritou o presidente.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.