Política

Atlas: Brasileiros veem criminalidade e corrupção como os maiores problemas do País

‘Extremismo e a polarização política’ também mereceram destaque entre os entrevistados

Armas automáticas continuam proibidas. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A maioria dos brasileiros acredita que os principais problemas do País são o tráfico de drogas e a criminalidade, além da corrupção. É o que aponta uma nova pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira 6.

Os temas citados lideram com folga as principais preocupações da população. Segundo o levantamento, 59,4% disseram que o principal problema do Brasil envolve o tráfico de drogas e a criminalidade. A corrupção foi a segunda prática mais citada, com 57,6%.

A pobreza, o desemprego e a desigualdade social foram citados como o principal problema por 19,3% dos entrevistados.

Em seguida, aparecem “mau funcionamento da justiça” (17,5%) e “degradação do meio ambiente e aquecimento global” (16,9%).

O “extremismo e a polarização política” também mereceram destaque entre os entrevistados, recebendo 12,4% das menções e ficando entre os dez maiores problemas do País.

Confira o ranking:

O levantamento seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

O instituto diz que, a fim de garantir a representatividade nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

A pesquisa publicada nesta terça contou com 7.405 respondentes entre 28 de e 31 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo