Justiça

Assembleia do ES revoga prisão de deputado estadual determinada pelo STF; entenda

Parlamentar do PL, Capitão Assumção descumpriu medidas cautelares e teve a prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes na última quarta-feira 28

Capitão Assumção (PL-ES). Foto: Lucas S. Costa/Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Apoie Siga-nos no

A maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo decidiu revogar a ordem de prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL), preso por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

A prisão foi determinada na última quarta-feira, após o deputado ter descumprido as medidas cautelares impostas ao invés da prisão.

Assumção usava tornozeleira eletrônica desde 2022 e estava proibido de deixar o estado. Ele não poderia também conceder entrevistas ou usar as redes sociais. Ele teria descumprido, segundo o MP, todas essas determinações.

O parlamentar é investigado no inquérito que apura atos antidemocráticos. Em dezembro, o deputado estadual divulgou um vídeo culpando as Forças Armadas pelo fracasso de uma suposta tentativa de golpe orquestrada por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

Ele teria integrado um esquema de ataques digitais aos ministros do Supremo, além de supostamente fazer parte de um esquema de divulgação de fake news. É monitorado desde então.

A prisão foi derrubada por 24 votos a quatro, em sessão realizada nesta quarta-feira 6.

O presidente da Ales, Marcelo Santos (Podemos), publicará agora uma resolução que será enviada a Alexandre de Moraes para providenciar a liberação do deputado estadual. Caberá ao ministro emitir mandado de soltura do deputado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo