Política
As 7 indicações de Lula aprovadas pelo Senado nesta quarta-feira
Os parlamentares deram o aval para a nomeação dos escolhidos do presidente para o STJ, STM, Ancine e CNMP
O Senado Federal aprovou, ao longo desta quarta-feira 13, sete indicações do presidente Lula (PT) para preencher os cargos vagos no Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Agência Nacional de Cinema e Conselho Nacional do Ministério Público. O grupo passou, conforme prevê a Legislação, por sabatinas e votações em plenário.
Para os tribunais, foram aprovadas duas indicações ao STJ e uma indicação ao STM. São elas:
STJ
- Marluce Bezerra; e
- Carlos Augusto Brandão.
STM
- Verônica Sterman.
Já na Ancine o nome que recebeu o aval do Senado é de Patrícia Barcelos, que será a nova diretora da entidade responsável pela regulação e fiscalização do mercado audiovisual no Brasil.
As outras três indicações de Lula aprovadas foram para cargos no CNMP, que trata do controle das funções e atribuições do Ministério Público. Fabiana Barreto, Ivana Cei e Greice Stocker foram sabatinadas e aprovadas em plenário para desempenhar, por dois anos, as funções no órgão.
As aprovações serão enviadas a Lula, a quem cabe, agora, prosseguir com as nomeações.
Ao longo desta quarta-feira, o Senado chegou a iniciar a avaliação de outros indicados do petista para vagas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas o rito de votação dos escolhidos ainda não foi finalizado. Restam, também, uma série de outras indicações que sequer tiveram os tramites de análise iniciados no Senado.
(Com informações de Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senado aprova Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, para o STJ
Por Wendal Carmo
Comissão do Senado marca sabatinas de indicados de Lula para presidir Anvisa e ANS
Por CartaCapital
Senado aprova programa de incentivo a servidores do INSS para reduzir filas
Por CartaCapital
Projeto para garimpo e outras atividades em terras indígenas avança no Senado
Por Wendal Carmo



