Política

Aras pede investigação sobre agressão a jornalistas em ato contra a democracia

Protestos tiveram a participação do presidente Jair Bolsonaro

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) uma investigação sobre a agressão a profissionais de imprensa nas manifestações ocorridas no domingo 3, que pediram o fim do sistema democrático brasileiro.

“Tais eventos, no entender deste procurador-geral da República, são dotados de elevada gravidade, considerada a dimensão constitucional da liberdade de imprensa, elemento integrante do núcleo fundamental do Estado Democrático de Direito”, escreveu o procurador.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro, que participou dos protestos, atribuiu a responsabilidade das ações violentas a “algum maluco infiltrado”. O chefe do Palácio do Planalto condenou “qualquer agressão”, mas colocou sob dúvida a veracidade dos relatos de violência física aos profissionais.

Na ocasião, o repórter fotográfico Dida Sampaio, do jornal O Estado de S. Paulo, registrava imagens do presidente da República, quando recebeu chutes e socos. O motorista do veículo, Marcos Pereira, também foi alvo de uma rasteira.

A diretoria do veículo publicou uma nota em que repudiou “veementemente os atos de violência” e classificou as ações como “agressão covarde contra o jornal, a imprensa e a democracia”. A empresa também pediu “apuração penal e civil” das agressões por agentes públicos independentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo