Política

Após ser ignorado por Bolsonaro, Lira critica ‘radicalismo’ e cita a derrota do ex-presidente em 2022

O presidente da Câmara havia tentado convencer Bolsonaro a apoiar reforma tributária, mas mensagem virtual não foi respondida

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), relembrou a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2022, ao defender a reforma tributária no plenário, nesta quinta-feira 6.

Antes da votação, Lira fez um discurso com críticas ao que chamou de “radicalismo político” e pediu que os colegas vejam a reforma como uma medida de Estado, e não fruto de embates partidários.

“Não nos deixemos também levar pelo que sempre critiquei: o radicalismo político”, afirmou. “O povo brasileiro está cansado disso. As eleições já ocorreram, os vitoriosos como nós estão no poder. Lembro a vocês que o meu candidato que apoiei nas eleições perdeu a eleição presidencial.”

Lira afirmou que a reforma tributária não é “joguete político” nem “instrumento de barganha”, mas uma “pauta de Estado”. Além disso, rechaçou a reclamação de que a proposta tramitou de forma apressada e argumentou que há seis meses uma comissão especial tem trabalhado em um texto.

O presidente da Câmara afirmou ainda que por cinco décadas houve uma demanda não cumprida por uma renovação do sistema de impostos.

A pauta foi tomada como prioridade por Lira. Nos bastidores da Câmara, a impressão é de que ele encara o tema como uma forma de “deixar um legado” no Congresso Nacional.

A matéria também reúne esforços das lideranças que representam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) foi coordenador do grupo de trabalho sobre a reforma tributária.

Bolsonaro, por sua vez, anunciou oposição ao projeto e clamou que apoiadores sigam a sua posição. O próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentou convencer o ex-capitão a mudar de opinião, mas não obteve sucesso.

Mais cedo, Lira disse ter tentado contato com Bolsonaro para tratar do tema, mas relatou que a sua mensagem virtual ao ex-presidente foi ignorada e que não houve diálogo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo