Política

Após pergunta sobre ‘atualização’ nas urnas, Bolsonaro diz: ‘Até daqui a três ou quatro semanas’

Comentarista da Jovem Pan havia perguntado ao presidente do Inmetro sobre a qualidade das urnas eletrônicas

O presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado do presidente do Inmetro, Marcos Guerson. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um comentário irônico após uma pergunta sobre possível “atualização técnica” nas urnas eletrônicas, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira 3.

Guilherme Fiuza, um comentarista da Jovem Pan News, havia questionado o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, que estava ao lado de Bolsonaro, a respeito da avaliação dele sobre a urna eletrônica e “que tipo de atualização técnica esse equipamento poderia receber”.

Guerson disse que, a princípio, “não está na competência” do Inmetro certificar a qualidade da urna eletrônica, mas que a instituição estaria “à disposição para colaborar no que o País precisar”.

Em seguida, Bolsonaro sorriu e se dirigiu ao comentarista da emissora: “Fiuza, até daqui a três, quatro semanas, se Deus quiser, tá ok?”, disse, sem se prolongar, e depois mudou de tema.

O ex-capitão tem feito declarações sugestivas sobre o processo eleitoral neste ano. Em 28 de janeiro, ao ouvir de um apoiador que “tem que ficar de olho nas urnas”, Bolsonaro respondeu: “Deixa com a gente isso aí, deixa com a gente essa parte”.

Nesta semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, acusou o ex-capitão de ter facilitado a prática de invasão hacker ao sistema eleitoral brasileiro ao vazar um inquérito sigiloso da Polícia Federal que tratava de um ataque em 2018.

O magistrado chegou a dizer que “faltam adjetivos” para qualificar o ato do presidente.

Em sessão de abertura dos trabalhos do TSE, na terça-feira 1º, Barroso frisou que “a maior segurança das urnas eletrônicas brasileiras é que elas nunca entram em rede”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, visto como alguém que evita entrar em conflito com Bolsonaro, disse que “as urnas eletrônicas desempenham bem, com eficiência, esta função relevante em tantos anos que aqui nós temos de experiência”.

A eleição de 2022 terá uma urna “mais moderna” e “mais segura”, segundo o TSE.

A nova versão do equipamento foi apresentada em 13 de dezembro, com um processador mais rápido, uma bateria mais duradoura e com menor custo de conservação, aprimoramento no teclado para facilitar a acusação de eventuais erros, mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros atributos.

Todas as atualizações técnicas feitas na urna eletrônica estão disponíveis no site do TSE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo