CartaExpressa

Após os EUA, Reino Unido manifesta confiança nas urnas eletrônicas brasileiras

Embaixada britânica afirma que o sistema eleitoral do Brasil é reconhecido internacionalmente por sua eficiência

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

A embaixada do Reino Unido no Brasil publicou uma nota em que manifesta “confiança” no sistema eleitoral brasileiro, dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetir versões já desmentidas sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas.

A embaixadora Melanie Hopkins não estava entre os diplomatas convidados pelo ex-capitão na segunda-feira 18.

Em nota, a embaixada disse que as urnas eletrônicas “passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”. A representação britânica adotou posição pública semelhante à dos Estados Unidos, no sentido de não endossar as acusações do presidente brasileiro. A nota dos norte-americanos afirma que o sistema eleitoral brasileiro é um “modelo para o mundo”.

Confira a nota britânica na íntegra:

Esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro. Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes. Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência. Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas. Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo