CartaExpressa
Após os EUA, Reino Unido manifesta confiança nas urnas eletrônicas brasileiras
Embaixada britânica afirma que o sistema eleitoral do Brasil é reconhecido internacionalmente por sua eficiência


A embaixada do Reino Unido no Brasil publicou uma nota em que manifesta “confiança” no sistema eleitoral brasileiro, dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetir versões já desmentidas sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas.
A embaixadora Melanie Hopkins não estava entre os diplomatas convidados pelo ex-capitão na segunda-feira 18.
Em nota, a embaixada disse que as urnas eletrônicas “passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”. A representação britânica adotou posição pública semelhante à dos Estados Unidos, no sentido de não endossar as acusações do presidente brasileiro. A nota dos norte-americanos afirma que o sistema eleitoral brasileiro é um “modelo para o mundo”.
Confira a nota britânica na íntegra:
Esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro. Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes. Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência. Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas. Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Profissionais da Abin reiteram confiança nas urnas após fake news de Bolsonaro: ‘Não há registro de fraude’
Por CartaCapital
Entidades jurídicas repudiam investida de Bolsonaro contra urnas
Por Estadão Conteúdo