Política
Após incêndio de casas, União Brasil vai discutir afastamento de Bivar nesta quarta
Bivar é fundador do partido e fica oficialmente na presidência da legenda até 31 de maio
Em meio a uma crise sobre o domínio da liderança do União Brasil, a bancada do partido decidiu que vai se reunir nesta quarta-feira 13 para discutir um possível afastamento de Luciano Bivar da presidência da sigla.
Bivar é fundador do partido e fica oficialmente na presidência da legenda até 31 de maio. Antonio Rueda, presidente eleito no fim de fevereiro, assume o cargo após Bivar.
Rueda e Bivar, entretanto, trocam acusações e o partido vive um clima de tensão. Nesta segunda-feira 11 casas de Rueda em Pernambuco chegaram a ser incendiadas, o que ampliou a crise envolvendo o comando do União Brasil.
Após o incêndio, uma ala do União levantou suspeitas sobre a participação de Bivar no caso. O governador do Goiás, Ronaldo Caiado, por exemplo, afirmou que iria pedir a cassação do mandato de Bivar por um suposto envolvimento com o crime.
Elmar Nascimento, líder do União na Câmara, afirmou que Bivar não representa mais o partido. “Palavras colocadas por ele não falam pelo nosso partido, pela nossa bancada. Não nos representa”, disse.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Entenda a disputa entre Antonio Rueda e Luciano Bivar pelo comando do União Brasil
Por Wendal Carmo
Rueda anuncia vitória na eleição para presidente do União Brasil; Bivar não reconhece o resultado
Por Wendal Carmo


