Política

Após ‘denúncia’ de Bivar contra vice, União Brasil cancela convenção que definiria novo presidente

Racha no partido se acentuou nesta semana, com denúncias de supostos esquemas ilícitos envolvendo a chapa favorita para assumir a legenda

Presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, cancelou, nesta quinta-feira 29, a convenção nacional do partido que iria formalizar a sua sucessão à frente da sigla.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou, nesta terça-feira 27, uma modificação do estatuto do partido, requerida ainda em novembro do ano passado, que permitiu que a convenção ocorresse em fevereiro.

No entanto, a decisão foi proferida dois dias antes do evento, o que, nas palavras de Bivar, não daria tempo hábil para promover uma nova convocação.

O cancelamento acontece, ainda, um dia após Bivar sugerir ter denúncias contra integrantes da legenda, sem, no entanto, apresentar provas.

“A eleição foi adiada porque está eivada de vícios de toda a sorte”, disse o presidente da sigla nesta quinta-feira 29, sem detalhar quais seriam esses vícios.

A mudança na presidência do partido foi definida no final do ano passado, em meio a uma série de embates internos.

A previsão é de que a convenção oficialize o advogado Antônio Rueda como novo presidente do União Brasil. Com a formação da nova presidência, Bivar seria deixado de fora de todas as decisões do partido.

Apesar de ser apoiado por alguns deputados, o atual presidente não tem o amparo de governadores da sigla. Ainda que não tenha citado o nome de Rueda como alvo das denúncias, Bivar deu a entender que o sucessor estaria envolvido nos supostos esquemas ilícitos.

“Essas denúncias são de toda a sorte, são incríveis. São denúncias de que o partido não pode estar na mão de alguém que queira usá-lo a título de fazer negócios”, disse o deputado.

Relatos também apontam que Bivar teria ameaçado de morte familiares de Rueda. O presidente da sigla nega as acusações.

Após o cancelamento, Luciano Bivar convocou uma reunião Executiva Nacional do partido para 27 de março, ocasião em que será definida a nova data da Convenção.

Formado em 2022 a partir da fusão do DEM e do PSL, o União Brasil sofre desde seu início com a disputa de forças opostas dentro do partido. Atualmente, a sigla tem a maior bancada da Câmara, com 59 deputados federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo