CartaExpressa
Após demissão de Gonçalves Dias, Ricardo Cappelli assume interinamente o GSI
O general apareceu em vídeos circulando entre invasores do Palácio do Planalto nos atos de 8 de Janeiro


O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assumirá interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional, após o general Gonçalves Dias pedir demissão do cargo. A informação foi confirmada pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República.
A exoneração de Dias foi sacramentada após a divulgação de um conjunto de novas imagens sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro pela CNN Brasil. Os registros mostram o então ministro indicando a saída aos invasores no andar a abrigar o gabinete do presidente Lula (PT).
Nas gravações, também é possível ver que integrantes do GSI saem das suas salas e batem em retirada poucos minutos antes da entrada dos invasores. O contingente no local, indicam as imagens, era insuficiente.
Cappelli é jornalista e tem pós-graduação em Administração Pública pela FGV. Ele foi designado como interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após as ações terroristas de janeiro.
O presidente @LulaOficial convidou Ricardo Cappelli para assumir interinamente a Secretaria Executiva do @GSI_oficial. @RicardoCappelli responderá pelo Gabinete de Segurança Institucional durante os próximos dias, até posterior definição.
— SecomVc (@secomvc) April 19, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia recomposição bilionária de orçamento das universidades e institutos federais
Por Wendal Carmo
Líder do governo Lula defende CPMI do 8 de Janeiro após demissão do ministro do GSI
Por CartaCapital