Política

Após acordo sobre o túnel Santos-Guarujá, Lula diz que Tarcísio terá ‘todo o necessário’ do Planalto

O presidente e o governador participaram de um evento sobre o acerto para obras no litoral paulista

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira 2 ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que a gestão estadual terá o apoio necessário do Palácio do Planalto, mesmo comandada por uma liderança da oposição.

A declaração foi concedida durante o anúncio da parceria entre o estado e o governo federal para a construção do túnel que ligará Santos ao Guarujá, no litoral paulista.

“Quero dizer, Tarcísio, que você terá da Presidência da República tudo aquilo que for necessário, porque eu não estou beneficiando o governador, estou beneficiando o estado mais importante da Federação, com 42 milhões de habitantes”, disse Lula.

Em um aceno ao presidente, Tarcísio agradeceu pela parceria – além do túnel, há acordos para reformas na Avenida Perimetral, nos arredores do Porto de Santos, e para a construção de moradias destinadas a pessoas que vivem em palafitas em cidades do litoral sul.

“A gente está falando de 6 bilhões de reais de investimento. Quando a gente soma todo o investimento do túnel, na perimetral e nas casas, a gente passa fácil dos 8 bilhões, presidente Lula, e nós vamos fazer isso juntos”, afirmou o governador. “Temos que fazer a diferença na vida do cidadão. Vamos deixar um legado trabalhando juntos. Muito obrigada pela parceria, presidente Lula.

Durante a cerimônia, em Santos, o presidente relembrou momentos de aproximação com o governador, antes de partirem para trajetórias opostas.

“Eu encontrei com o Tarcísio em Coari, no meio da Amazônia, trabalhando no gasoduto. Depois, o Tarcísio trabalhou com a Dilma Rousseff. Eu estranhei vendo ele trabalhar com o Bolsonaro, mas paciência, é uma opção dele”, prosseguiu Lula.

“Eu vou me preparar para te derrotar nas próximas eleições, mas da minha parte não faltará um minuto de respeito a você em São Paulo. Olha o Alckmin: nós brigamos tanto e olha como a gente está agora, casadinho.”

O governador paulista é um dos cotados para concorrer a presidente em 2026, uma vez que seu padrinho político, Jair Bolsonaro (PL), está inelegível.

Durante o discurso de Lula, algumas pessoas na plateia gritaram para Tarcísio: “Volta para o PT”. 

Acordo bilionário para viabilizar o túnel Santos-Guarujá

Pelo menos desde 2009, a promessa de construção de um túnel para ligar Santos ao Guarujá é descumprida. A reivindicação da região é por melhores condições de mobilidade.

Quando era ministro de Bolsonaro, Tarcísio projetou a construção do túnel no âmbito de uma eventual privatização do Porto de Santos.

Desta vez, a obra, estimada em aproximadamente 6 bilhões de reais, está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

O valor deve ser dividido igualmente entre governos federal e estadual, que bancarão 2,7 bilhões de reais cada. Outros 600 milhões virão de uma empresa privada que operará o túnel, com a cobrança de pedágio. A licitação está prevista para novembro.

A perspectiva é que o túnel tenha um fluxo de 14 mil automóveis e 80 mil pessoas por dia. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsa ou pela estrada. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo