Política

Após 27 anos, o infectologista David Uip deixa o PSDB: ‘Não via nexo em continuar’

O médico anunciou o seu desligamento do partido dois dias antes do segundo turno das eleições

(Foto: Governo de SP)
Apoie Siga-nos no

O infectologista David Uip anunciou o seu desligamento do PSDB após 27 anos de filiação. Em entrevista à CartaCapital, o médico confirmou que a saída foi anunciada em ofício ao partido no dia 28 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições.

À reportagem, o especialista disse não ver ‘nexo’ em sua continuidade na legenda e mencionou as novas eleições ao governo de São Paulo, que será gerido por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também o cenário nacional, que será presidido por Lula (PT).

“Eu fui levado ao PSDB pelo governador Mário Covas. Desde então, até hoje, eu ocupei cargos públicos ligados ao Governo do Estado de São Paulo. Dirigi vários hospitais do estado, fui secretário de Estado da Saúde, agora sou secretário da ciência pesquisa e desenvolvimento em saúde. Entendo que a minha participação, que nunca pode ser partidária porque infelizmente não deu para fazer tudo, foi ligada a atividades muito claras de governo. Daqui para frente essas atividades cessam. O governo de São Paulo é outro partido, a presidência é outro partido, então eu não vi nexo continuar e por isso me desliguei”, afirmou.

Questionado sobre se a decisão tem ligação direta com a chegada de Tarcísio, candidato apoiado por Bolsonaro, o infectologista não cravou a influência.

“Não, desejo inclusive muita sorte ao novo governador. Inclusive na transição eu vou ajudar no que puder, como ajudei a todos que me sucederam. É uma decisão minha, pessoal, em relação a perspectivas futuras. Cumpri minha missão, não tem nada a ver com Tarcísio nem com coisa nenhuma”, disse.

Durante o segundo turno das eleições, diversas lideranças do PSDB anunciaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a Tarcísio de Freitas, caso do governador Rodrigo Garcia. O ato desagradou a alguns tucanos. A avaliação é a de que o ex-governador Mário Covas (PSDB) e Bruno, seu neto, não apoiariam Tarcísio, candidato patrocinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A adesão também foi criticada pela mãe do ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que condenou o fato de alguns líderes do diretório municipal do partido em São Paulo utilizarem um quadro com a foto de Covas para celebrar apoio a Tarcísio.

Durante o governo Doria, o infectologista coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19, liderou equipes médicas frente ao negacionismo de Bolsonaro e chegou a sofrer ataques do presidente.

David Uip afirmou que após encerrar o mandato vai voltar a atuar como reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), cargo do qual se licenciou para exercer o secretariado de governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo