Política

Doria anuncia saída do PSDB: ‘Encerro essa etapa de cabeça erguida’

Antes de ser governador, o ex-tucano foi eleito prefeito da capital paulista em 2016 no primeiro turno, feito inédito até então

O ex-governador de São Paulo, João Doria. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira 19 a sua desfiliação do PSDB. Pelas redes sociais, o agora ex-tucano afirmou que cumpriu sua “missão política partidária pautado na excelência da gestão pública” e que encerra a etapa “de cabeça erguida”.

“Inspirado na social democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual”, escreveu. “Encerro essa etapa de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições”.

Antes de ser governador, Doria foi eleito prefeito da capital paulista em 2016 no primeiro turno, feito inédito até então. Em 2018, quando candidatou-se ao Executivo estadual, apoiou a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, adotou o slogan “Bolsodoria”.

O rompimento definitivo com o ex-capitão veio na pandemia de Covid-19, quando travou embates públicos com Bolsonaro em relação à aquisição da vacina contra a doença.

Doria tentou se candidatar à Presidência neste ano, chegou a vencer as prévias do partido, mas a falta de sustentação política na legenda o fez desistir do pleito.

No segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro, o ex-governador afirmou ser contrário aos dois.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo