Política

Apesar da participação recorde, candidaturas negras recebem menos recursos dos partidos

As discrepâncias se apresentam significativamente entre as candidaturas proporcionais, como deputado federal, estadual e distritais

Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que, mesmo representando 49,49% das candidaturas, negros receberam até o momento pouco mais de 25% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para a eleição deste ano.

De acordo com os números, as discrepâncias se apresentam significativamente entre as candidaturas proporcionais, como deputado federal, estadual e distritais.  

O União Brasil direcionou mais de 90% dos recursos públicos para candidaturas de pessoas brancas. Foram mais de 5,7 milhões de reais investidos. 

Enquanto a candidata Yandra de André, branca e filha do presidente regional do partido, recebeu 1,5 milhão, o candidato Jota Jota do Ronda da Notícia, negro, teve acesso apenas a 150 mil.

Em partidos de esquerda também existe desequilíbrio na distribuição de verbas. No PT, pouco mais de 64% dos recursos do Fundo Eleitoral foram destinados a candidaturas brancas. Essa desigualdade acontece em todos estados, menos na Bahia, onde 75% dos recursos foram empenhados em candidaturas negras. 

Apesar dos partidos serem livres para administrar os recursos de campanha, a legislação eleitoral determina que pelo menos 30% dos valores do Fundo Eleitoral sejam destinados para candidatas mulheres e a observância da proporcionalidade de candidatas e candidatos autodeclarados negros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo