Esporte

Anielle Franco demite assessora que se referiu ao São Paulo como time de ‘torcida branca’

Marcelle Decothé da Silva chefiava assessoria especial; ministério disse que manifestações estão em desacordo com princípios da pasta

Marcelle Decothé Silva, ex-assessora do Ministério da Igualdade Racial. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Igualdade Racial comunicou a exoneração de Marcelle Decothé da Silva do cargo de chefe da Assessoria Especial, nesta terça-feira 26, após a repercussão negativa da viagem de integrantes da pasta a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira, no último domingo 24.

A assessora provocou polêmica nas redes sociais por causa de uma publicação em que se referiu ao São Paulo Futebol Clube como um time de “torcida branca”, “descendente de europeu safade” e “pior tudo de paulista”. A postagem foi ao ar no dia da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, time da ministra da pasta, Anielle Franco.

Em nota, o ministério declarou que a exoneração ocorreu “para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional”. Além disso, afirmou que “manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”.

Na segunda-feira 25, Anielle rebateu críticas nas redes sociais e escreveu que “é inacreditável que uma ministra seja questionada por fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever”.

A ministra também alegou ter comparecido ao Morumbi para assinar um acordo referente ao combate à opressão racial no esporte.

Leia a nota na íntegra:

O Ministério da Igualdade Racial reafirma seu compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado.

Com nove meses de atual gestão e um legado de luta de muitas e muitos que constroem as políticas de enfrentamento ao racismo no país, reerguemos a agenda de ações afirmativas e colocamos em prática medidas fundamentais de inclusão e valorização da população negra.

Esta é uma luta que se configura como compromisso de governo e política de Estado, por isso seguiremos realizando as transformações sociais que a sociedade brasileira e os povos negros, quilombolas e ciganos almejam, prezando pela boa conduta das servidoras e servidores que compõem o nosso quadro.

De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR.

Recém-instalado pelo Ministério, o Comitê de Integridade, Transparência, Ética e Responsabilização – instância interna de debate e deliberação sobre situações que envolvam temas de transparência, integridade pública, ética e questões disciplinares de caráter abrangente – vai investigar o caso e atuar para prevenir ocorrências que contrariem os princípios norteadores da missão do Ministério.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo