Política

Anderson Torres chega ao Brasil e é preso pela Polícia Federal

A determinação partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após os atos golpistas em Brasília no último domingo 8

Anderson Torres e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça Anderson Torres chegou ao Brasil neste sábado 14, por volta das 7h30 da manhã, e foi preso pela Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Às 9h33, a Polícia Federal divulgou uma nota.

“A Polícia Federal cumpriu na manhã deste sábado (14/1) mandado de prisão preventiva, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, em desfavor do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Ele, que é policial federal, foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Brasília e encaminhado para a custódia, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações seguem em sigilo.”

Torres está no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Brasília, provisoriamente.

A ordem de prisão foi publicada na última terça 10, dois dias depois de bolsonaristas praticarem atos de terrorismo em Brasília. Horas depois de divulgada a decisão, Torres, que estava em viagem nos Estados Unidos, disse que interromperia as férias e voltaria a Brasília.

Na manhã da última quarta, a queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país. Nas horas seguintes, as operações foram gradativamente retomadas, mas o problema foi usado como justificativa para Torres postergar o retorno.

A decisão de Moraes foi chancelada pelo plenário do STF. O documento menciona “descaso e conivência” de Torres “com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no Distrito Federal”.

O comportamento de Torres, afirmou Moraes, “só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do Governador do DF, Ibaneis Rocha”. O emedebista foi afastado do cargo por 90 dias ainda na noite do domingo 8, também por decisão de Moraes, confirmada pelo plenário.

Na mesma ordem contra Torres, o magistrado determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira, que estava no cargo no domingo.

“Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Comandante Geral da Polícia Militar”, diz o despacho do ministro do STF. “Os comportamentos de Anderson Torres e Fábio Vieira são gravíssimos e podem colocar em risco, inclusive, a vida do Presidente da República, dos Deputados Federais e Senadores e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo