Política

Alcolumbre: ‘Quando faziam de tudo para destruir pontes, fiz de tudo para construir’

Parlamentar se despediu da presidência do Senado em pronunciamento de abertura das eleições do Congresso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Foto: Reprodução/TV Câmara
Apoie Siga-nos no

Em pronunciamento de abertura das eleições do Congresso Nacional, nesta segunda-feira 1, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), despediu-se do cargo e criticou “atores que faziam de tudo para destruir pontes”, sem citar nomes.

O parlamentar disse que, em vários episódios, pediu a pacificação, a “união dos brasileiros em torno de causas” e a construção de pontes em relação a outros poderes da República.

“Quando, muita das vezes, alguns atores faziam de tudo para destruir as pontes, eu sempre fiz de tudo para construir as pontes”, declarou.

Alcolumbre afirmou ainda que o período de sua gestão foi marcado por “muita turbulência, muita polarização política e muito enfrentamento institucional”. Segundo ele, seu legado é ter pregado palavras como entendimento.

“Tentei acertar mais do que errar”, afirmou. “Se Deus me deu uma grande virtude, é a virtude de ouvir, a paciência de conversar e a vontade de vencer.”

O senador do Amapá foi eleito em 2014 e cumpre um mandato de oito anos. Nos dois anos que restam, afirmou que defenderá a democracia e o respeito às diferenças.

“A gente precisa dar uma resposta àqueles que mais precisam. Teremos graves problemas sociais, já tínhamos antes da pandemia, e foram ampliados com a pandemia”, afirmou. “A vacinação tem que ser uma questão urgente.”

Seu candidato na disputa para a nova presidência do Senado é Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que também recebe o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de partidos da oposição. A maior adversária de Pacheco é Simone Tebet (MDB-MS.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo