Política
Alcolumbre anuncia instalação da CPMI do INSS na semana que vem
O presidente do Senado confirmou um acordo com o chefe da Câmara, Hugo Motta


O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira 13 que a instalação da CPMI do INSS ocorrerá na semana que vem. O objetivo da comissão será investigar o esquema de fraudes e desvios na Previdência Social.
A criação do colegiado aconteceu em junho, com a leitura do pedido de instalação em uma sessão conjunta de deputados e senadores. O indicado do Senado para presidir a CPMI é Omar Aziz (PSD-AM).
A comissão mista terá 15 senadores e 15 deputados fixos, com o mesmo número de suplentes. Contará, porém, com mais um integrante de cada Casa representando a Minoria em caráter de rodízio. No total, portanto, serão 32 titulares. Essa vaga extra será ocupada de forma rotativa entre as bancadas doe siglas menores, a fim de que elas possam participar dos colegiados mistos.
As indicações devem respeitar a proporcionalidade dos partidos — logo, os maiores blocos e legendas têm direito a mais vagas.
“Há um compromisso desta presidência e do presidente Hugo Motta [da Câmara] de que na semana que vem faremos a instalação da CPMI mista do INSS”, disse Alcolumbre na sessão do plenário nesta quarta-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF mira outro esquema de fraude no INSS em operação nesta quarta-feira
Por CartaCapital
Senado aprova programa de incentivo a servidores do INSS para reduzir filas
Por CartaCapital
INSS suspende contrato com o Agibank para o pagamento de benefícios
Por CartaCapital