CartaExpressa

Agenda de campanha de Lula no Paraná vazou em grupos bolsonaristas, diz site

As informações estavam sendo mantida em sigilo pelo partido por questões de segurança. Com o vazamento, houve mudanças de última hora

Agenda de campanha de Lula no Paraná vazou em grupos bolsonaristas, diz site
Agenda de campanha de Lula no Paraná vazou em grupos bolsonaristas, diz site
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento do MST. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O itinerário completo da viagem de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Paraná foi alvo de vazamento e está sendo compartilhado em grupos bolsonaristas.

A agenda estava sendo mantida em sigilo pelo partido por questões de segurança. Apenas a Secretaria de Segurança Pública paranaense tinha acesso ao roteiro completo do ex-presidente pelo estado. 

Com o vazamento, houve mudanças de última hora. 

A informação é do jornalista Ricardo Galhardo, no Intercept Brasil. Segundo o site, a agenda de Lula foi divulgada em um grupo de WhatsApp bolsonarista ainda no sábado 19, quando o ex-presidente já estava em Curitiba. No documento compartilhado constavam nomes de hotéis, endereços dos locais dos eventos e número de pessoas esperadas em cada um deles. 

Mensagens trocadas no grupo nomeado “Carniça Não”, integrantes combinavam de recepcionar o ex-presidente no aeroporto. 

“Atenção Londrina. Chegada de Lula às 10h30 no aeroporto. Vamos mostrar nosso carinho. (Compartilhem)”, postou um usuário bolsonarista.

Durante a campanha de 2018, um dos ônibus que compunham a caravana de Lula pelo estado foi atingido por tiros na região Centro-Oeste do estado. Os responsáveis nunca foram localizados. 

Segundo a usuária que divulgou a agenda do ex-presidente no grupo, em conversa com o jornalista, ela teria recebido o itinerário de outro grupos no aplicativo de mensagem. 

“Ah! isso estava em todos os grupos de WhatsApp. Todos estavam compartilhando e eu tb compartilhei. Algum problema?”, respondeu à ele.

Após o vazamento, Lula teve a segurança reforçada por militantes vestidos com coletos do Movimento dos Sem Terra. 

A viagem ao estado é a primeira da agenda de campanha do ex-presidente. Na sexta-feira 18, Lula participou da filiação de Roberto Requião ao PT. 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo