CartaExpressa

Advogados vão à PGR e pedem investigação contra Deltan

No documento, o grupo Prerrogativas defende a abertura da apuração, “sob pena do mais absoluto descrédito das instituições e do sistema de justiça brasileiro”

Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

Advogados ligados ao grupo Prerrogativas pediram à Procuradoria-Geral da República a abertura de investigação contra o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) por fatos divulgados pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) durante discurso no plenário da Câmara.

O parlamentar questionou, entre outras coisas, se Deltan teria adquirido dois apartamentos de 400 metros quadrados cada, no edifício Plymouth Hills, em Curitiba. O primeiro, segundo ele, comprado por 1,8 milhão de reais, “quando o preço de avaliação do prédio era de 2,3 milhões”.

Glauber também perguntou se o ex-procurador da Lava Jato teria comprado “quatro lojas da Hering em shoppings de Curitiba, todas em nome de seus familiares”, em negociação “conduzida diretamente” por Deltan.

Na esteira dos questionamentos, o deputado ainda citou as diárias recebidas pelos procuradores quando Deltan chefiava a operação, além de palestras ministradas por ele à época. O recebimento da verba foi alvo de investigação no Tribunal de Contas da União.

No documento enviado à PGR, os advogados Lenio Streck, Marco Aurélio de Carvalho e Fernando Lacerda dizem ser necessária a “instauração de procedimento investigatório cabível para apuração das condutas ora reportadas, sob pena do mais absoluto descrédito das instituições e do sistema de justiça brasileiro”.

O grupo ainda pede que a Receita Federal forneça informações sobre imóveis adquiridos por Deltan e sua esposa nos últimos dez anos, além de eventuais “procedimentos apuratórios” contra familiares do ex-procurador. Solicitam também que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, diga se existem apurações em andamento contra Deltan.

Por fim, os advogados querem informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e do Ministério das Cidades sobre a existência de procedimentos abertos contra o ex-chefe da Lava Jato por disputas por terras ou pela aquisição de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

Procurado, o ex-deputado Deltan Dallagnol ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo