Política
Advogado de Flávio Bolsonaro é nomeado para cargo no Ministério da Justiça
Rodrigo Roca vai comandar Secretaria Nacional do Consumidor


O advogado Rodrigo Roca, que atuava na defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi nomeado nesta quarta-feira para comandar a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
A nomeação foi antecipada na semana passada pelo GLOBO. À frente do novo cargo, Roca pretende atuar, segundo pessoas próximas, contra a exigência do comprovante de vacina contra a Covid-19, o passaporte vacinal.
O advogado teve, em 2013, uma rápida passagem pela presidência do Procon-RJ. A Senacon congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias de Defesa do Consumidor e organizações civis em ações e outras agendas da área de defesa do consumidor.
Além da questão do passaporte, estão planos de Roca, de acordo com fontes próximas, medidas judiciais de garantia de direitos dos usuários de planos de saúde.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Advogado de Flávio Bolsonaro no caso da rachadinha será nomeado Secretário Nacional do Consumidor
Por Agência O Globo
Randolfe pede que PGR investigue Flávio Bolsonaro por suspeita de influência na Receita Federal
Por Marina Verenicz