Justiça

Advogado de Braga Netto aciona OAB após Moraes vetar filmagem de acareação

O ministro proibiu o registro do encontro sob alegação de que aquele seria um momento de ‘instrução do juízo e não da defesa’

Advogado de Braga Netto aciona OAB após Moraes vetar filmagem de acareação
Advogado de Braga Netto aciona OAB após Moraes vetar filmagem de acareação
Walter Braga Netto em interrogatório no STF, em 10 de junho de 2025. Foto: Antonio Augusto/STF
Apoie Siga-nos no

A defesa do general Walter Braga Netto pediu à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, nesta quinta-feira 26, que intervenha na ação penal do golpe após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, impedir a gravação da acareação entre seu cliente e o tenente-coronel Mauro Cid.

De acordo com o ofício assinado pelo advogado José Luis Oliveira Lima, o magistrado violou as prerrogativas da advocacia ao vetar o registro da audiência, ocorrido na última terça-feira. Além do ministro-relator, acompanharam a acareação Luiz Fux, que também integra a Primeira Turma do STF, e advogados dos demais réus pela trama golpista.

Moraes proibiu o registro do encontro sob alegação de que aquele seria um momento de “instrução do juízo e não da defesa”. Moraes também mencionou a necessidade de “evitar pressões indevidas, inclusive por meio de vazamentos pretéritos do que seria ou não perguntado aos corréus”. Isso poderia, segundo o ministro, comprometer a fase de instrução penal.

Na avaliação do defensor de Braga Netto, porém, a gravação não depende de autorização do juiz e vetá-la atrapalha o exercício da advocacia, bem como impede que a defesa identifique eventuais contradições na ata disponibilizada ao final da sessão.

Por isso, o advogado pediu que o presidente da OAB paulista, Leonardo Sica, solicite informações ao ministro sobre o episódio. “A ausência de qualquer registro visual e sonoro da acareação é absolutamente incompatível com a magnitude deste julgamento, notadamente um dos mais importantes da história do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Oliveira Lima no ofício.

A defesa do militar menciona ainda que os depoimentos dos réus na ação do golpe foram transmitidos ao vivo pela TV Justiça, a “despeito da expressa discordância do representante [Braga Netto] especificamente no tocante à veiculação ao vivo, de modo que não havia nada que impedisse o mero registro audiovisual também da acareação”.

Segundo o Código Penal brasileiro, a acareação é um procedimento em que os envolvidos apresentam sua versão dos fatos frente a frente, a fim de apurar a verdade. Assim como nos interrogatórios, o réu não tem o compromisso de dizer a verdade, mas as testemunhas sim.

Preso preventivamente desde dezembro, Braga Netto participou da audiência presencialmente, com equipamento de monitoramento eletrônico, e retornou à unidade prisional no Rio de Janeiro logo depois. As acareações ocorreram na sala de audiências do STF e também não puderam ser acompanhadas por jornalistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo