Justiça

Advogado chama Gilmar Mendes de “inimigo nº 1” e pede impeachment

Modesto Carvalhosa sustenta que há 32 casos de quebra de responsabilidade e falta de decoro do ministro do Supremo

Advogado chama Gilmar Mendes de “inimigo nº 1” e pede impeachment
Advogado chama Gilmar Mendes de “inimigo nº 1” e pede impeachment
O ministro do STF Gilma Mendes. Foto: Carlos Umberto / SCO / STF
Apoie Siga-nos no

O advogado Modesto Carvalhosa registrou nesta quinta-feira 14 um pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi protocolado no Senado.

O advogado sustenta que há 32 casos de quebra de responsabilidade e falta de decoro do ministro que podem ser entendidos como crime de responsabilidade. O documento de 150 páginas apresenta um esquema de acusação similar ao power point do procurador da operação Lava Jato Deltan Dallagnol, que ganhou repercussão na acusação feita ao ex-presidente Lula.

“Está claro que a sociedade, por unanimidade, não admite a presença dessa figura no Supremo. Ele é o inimigo público número um do Brasil”, disse Carvalhosa ao portal UOL. A tese da acusação afirma que Gilmar julgou casos em que tinha proximidade, como processos referentes à Confederação Brasileira de Futebol – a instituição doou R$ 50 mil para a campanha eleitoral do irmão do ministro, segundo a denúncia.

O advogado se reuniu com o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o líder do PSL, Major Olímpio (PSL-SP), e os senadores Alvaro Dias (Pode-PR) e Lasier Martins (Pode-RS) nesta manhã.

Leia também: Dodge arquiva pedido de retirada de Gilmar em caso envolvendo tucanos

A acusação cita ainda o caso em que Gilmar Mendes concedeu liberdade provisória para Paulo de Souza Viera, conhecido como Paulo Preto, no processo que apura desvios de recursos da Dersa – estatal do Estado de São Paulo – na gestão de José Serra e Geraldo Alckmin.

Fica a critério do presidente do Senado, Davi Acolumbre, do DEM, acatar ou descartar o pedido. Ele não tem prazo para tomar a decisão. Segundo o UOL, senadores da base da oposição pedem para que Davi aceite o pedido e instaure uma comissão especial para analisar se ele deve ou não ir ao plenário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo