Política

Abraham Weintraub anuncia volta ao Brasil e adota discurso eleitoral

Membro da ala mais ideológica do governo, o ex-ministro pode bater de frente com o apadrinhado de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, atual ministro da Infraestrutura

Apoie Siga-nos no

Nos Estados Unidos desde meados de 2020, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub publicou em suas redes sociais vídeo no qual anuncia a volta ao Brasil no sábado (15). No vídeo, de pouco mais de 40 segundos, Weintraub adota discurso eleitoral combativo, principalmente ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Com falas polêmicas da época de ministério, Weintraub diz que “não veio para jogar o jogo” mas “para lutar”. No vídeo, o ex-ministro usa de imagens para fazer críticas ao lockdown, associando a restrição sanitária à ditadura, usa imagens de ações policiais, e, durante alguns segundos, usa a imagem de Doria durante uma de suas coletivas.

O lockdown nunca foi implementado em São Paulo durante a pandemia – apenas rígidas restrições – e o atual governador de São Paulo é pré-candidato à Presidência para 2022.

Weintraub já vinha testando seu nome para o governo paulista, com indicações, nas redes sociais, que gostaria de concorrer ao cargo. Membro da ala mais ideológica do governo, o ex-ministro pode bater de frente com Tarcísio de Freitas, atual ministro da Infraestrutura, e o nome que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem testado entre seus apoiadores para o cargo.

Indicado pelo governo como diretor executivo do Banco Mundial desde que deixou o Ministério da Educação, Weintraub ainda não é filiado a um partido político.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo