Economia

‘A terceirização é irmã gêmea do trabalho análogo à escravidão’, diz ministro do Trabalho

Em entrevista ao canal do Youtube de CartaCapital, Luiz Marinho defendeu uma ‘correção de rumo’ com a revisão de parte da reforma trabalhista

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A sociedade precisa refletir sobre a “tragédia que foi a reforma trabalhista” e, por meio da participação popular, será possível fazer com que o Congresso revogue parte da reforma aprovada pelo governo Michel Temer (MDB). É o que defende o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A posição foi dada pelo chefe da pasta em entrevista ao canal do Youtube de CartaCapital nesta sexta-feira 28. 

“A terceirização, do jeito que ela está no Brasil, é irmã gêmea do trabalho análogo à escravidão”, disse Marinho. Segundo ele, esse é o ponto principal a ser revisto pelo Congresso Nacional na análise da reforma trabalhista. Na conversa, garantiu que o governo federal está discutindo o tema ao lado de sindicatos, trabalhadores e empresários.

É preciso, segundo o ministro, “dar estímulo para que as partes busquem refletir sobre a tragédia que foi a reforma trabalhista. Em especial, o aspecto da terceirização, do jeito que ficou. O que levou à precarização da remuneração e do formato do contrato”. Novamente, Marinho defendeu que este aspecto foi justamente o motivador do aumento no número de casos de trabalho análogo à escravidão registrados no País.

“Nós queremos acabar com o trabalho análogo à escravidão. Acredito, sinceramente, que é com muita participação da sociedade que nós vamos conseguir fazer com que o Congresso permita que avance a conquista da classe trabalhadora”, afirmou o ministro.

Ainda no tema, ele cita a viagem feita recentemente à Espanha, compondo a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde teve a oportunidade de discutir como o país europeu conseguiu revogar partes da reforma trabalhista aprovada no passado. Marinho chamou a prática de “correção de rumo” e defendeu que ela guie o caso brasileiro. 

“Importante lembrar que a reforma trabalhista que o governo Temer fez foi a legislação anterior espanhola, e trouxe um processo de desorganização e de precarização das relações de trabalho”, afirmou Marinho. “A gente precisa ter essa capacidade de escuta de uma experiência que é uma correção de rumo, e nós precisamos fazer correção de rumo, também, no Brasil”, completou.

Confira a íntegra da entrevista conduzida por André Barrocal no programa Poder em Pauta:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo