Política

assine e leia

A Semana: Poderes/ Corda esticada

Bolsonaro aciona o STF contra Moraes por “abuso de autoridade”

A dupla sorri de nervoso? - Imagem: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Em nova afronta ao Poder Judiciário, Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes, na qual acusa o magistrado de “abuso de autoridade”. Na lista de justificativas para protocolar a notícia-crime, o ex-capitão aponta a inclusão de seu próprio nome no inquérito das fake news, uma decisão classificada como fuga da “liturgia que se espera de um sistema acusatório”.

A ação corre em segredo de Justiça e é relatada pelo ministro Dias Toffoli, mas foi compartilhada por Tercio Arnaud, assessor especial do presidente, a aliados por meio de um aplicativo de mensagens. Bolsonaro foi indiciado por Moraes após fazer alegações falsas sobre as urnas eletrônicas durante uma live. A Polícia Federal não quis se indispor com o chefe do Executivo e disse não ter identificado crime algum, mas o ministro do STF teve outro entendimento e manteve o indiciamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo