Política

assine e leia

A raiz de todos os males

Na Assembleia-Geral da ONU, o presidente Lula aponta o combate à desigualdade como o principal desafio do planeta

Costume. No oitavo discurso na Assembleia-Geral, o petista repisou temas caros à sua agenda – Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O UBS é um tradicional banco suíço acostumado a guardar dinheiro dos milionários. Comprou neste ano um concorrente em crise, o Credit Suisse, e tornou-se o maior gestor de ativos e fortunas do planeta. Essa especialidade lhe permite analisar muitas contas. Ao examinar 5,4 bilhões de patrimônios familiares, o equivalente a dois terços da população mundial, constatou que o 1% aninhado no topo da pirâmide embolsa 44% da riqueza global. Pornográfico, certo? Adivinhe quem é o primeirão da fila da concentração de renda, com gula acima da média, entre as economias examinadas? O Brasil, claro. Nosso 1% controlava 48% da riqueza nacional em 2022, conforme o Global Wealth ­Report, recém-divulgado pelo banco.

Ao voltar à tribuna da ONU, em Nova York, para abrir pela sétima vez a assembleia-geral anual da entidade, Lula colocou o combate às desigualdades como a grande tarefa da atualidade. Crise climática, sequelas da pandemia de Covid, insegurança alimentar e energética, racismo, intolerância e xenofobia são desafios que “se alastram” no embalo da iniquidade, na visão do presidente. “Se tivéssemos que resumir em uma única palavra esses desafios, ela seria desigualdade. A desigualdade está na raiz desses fenômenos ou atua para agravá-los”, declarou na tribuna das Nações Unidas na terça-feira 19. “Reduzir as desigualdades dentro dos países requer incluir os pobres nos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais aos seus patrimônios.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo