Economia
Na ONU e no G20, Lula não poupa críticas ao ‘neoliberalismo falido’
Dos ‘escombros’ desse modelo econômico, disse o presidente brasileiro em Nova York, vem a ascensão da extrema-direita
O presidente Lula reforçou no discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU suas críticas ao neoliberalismo. Semanas atrás, em sua participação na Cúpula do G20 na Índia, ele já havia mirado as contradições desse modelo econômico.
Nesta terça-feira 19, em Nova York, Lula afirmou que o desemprego e a precarização do trabalho minaram a confiança das pessoas no futuro, em especial os jovens. Por isso, segundo ele, os governos nacionais têm de romper a dissonância entre a “voz dos mercados” e a “voz das ruas”.
“O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos”, disse o presidente. Dos “escombros” desse modelo, prosseguiu, vem a ascensão da extrema-direita.
“Muitos sucumbiram à tentação de substituir um neoliberalismo falido por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário.”
Em 10 de setembro, ao receber simbolicamente a presidência rotativa do G20, Lula avaliou que o bloco se consolidou após a crise financeira de 2008 e enfrentou os momentos mais críticos, “mas foi insuficiente para corrigir os equívocos estruturais do neoliberalismo”.
“A arquitetura financeira global mudou pouco e as bases de uma nova governança econômica não foram lançadas”, declarou, na ocasião.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Aplaudido, discurso de Lula na ONU critica países ricos e defende descentralização de poderes
Por CartaCapital
Na véspera de encontro com Zelensky, Lula volta a criticar falta de diálogo entre envolvidos na guerra da Ucrânia
Por Getulio Xavier



