Política

À PF, Marcos do Val confirma que Bolsonaro queria resposta sobre ideia de gravar Moraes

Celular do senador foi entregue à corporação para perícia nos supostos diálogos

O senador Marcos do Val. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O senador Marcos do Val (Podemos) confirmou, em depoimento à Polícia Federal na noite desta quinta-feira 2, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria aguardando uma resposta dele sobre a proposta de gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O plano teria sido discutido durante uma reunião no Palácio da Alvorada. Do Val alega que foi convidado a participar do encontro pelo então deputado federal Daniel Silveira (PTB), preso na última terça-feira 1.

Segundo depoimento do senador, a estratégia do grupo seria provocar a anulação das eleições e impedir a possa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O celular do parlamentar foi entregue à Polícia Federal para passar por uma perícia e confirmar a veracidade dos supostos diálogos com integrantes do plano.

Ainda conforme o relato, já havia um pré-agendamento do encontro com o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cujo pretexto seria discutir os acampamentos bolsonaristas à frente dos quartéis generais do Exército.

“O ministro Alexandre de Moraes disse que o depoente deveria ir à reunião, pois ‘informação é sempre importante'”, diz o documento registrado pela PF.

O senador também deu detalhes sobre a reunião no Palácio da Alvorada.

“Daniel Silveira perguntou se o depoente gravaria uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, e se conduziria a conversa de maneira que o ministro falasse algo no sentido de ultrapassar as quatro linhas da Constituição”, contou Marcos do Val.

O parlamentar afirmou no depoimento que se espantou com o plano e teve receio de ser preso por gravar ilegalmente um ministro do STF e que pediu um tempo para pensar sobre se aceitaria entrar no plano.

Do Val ainda relatou que Bolsonaro se manteve calado durante a reunião.

“Durante toda a conversa, o ex-presidente manteve-se calado. Que a sensação que teve era que o ex-presidente não sabia do assunto, e que Daniel Silveira buscava obter o consentimento tanto do depoente como do presidente. Que em nenhum momento o presidente negou o plano ou mostrou contrariedade ao plano, mantendo-se em silêncio”, contou no depoimento.

O senador ainda afirmou que o ex-presidente concordou com o pedido de tempo para refletir do parlamentar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo