Política

A pedido da TV Globo, PT tira do ar vídeo com trecho do Jornal Nacional

Na gravação, William Bonner reconhecia que o petista ‘não deve nada à Justiça’

Lula no Jornal Nacional, da TV Globo. AFP PHOTO/GLOBO TV - MARCOS SERRA LIMA
Apoie Siga-nos no

O PT retirou do ar em plataformas digitais, a pedido da TV Globo, um trecho da entrevista concedida pelo ex-presidente Lula ao Jornal Nacional, na semana passada. O recorte trazia a constatação de William Bonner de que o petista não tem pendências com a Justiça.

A legenda tem recorrido ao impulsionamento de conteúdo no YouTube e no Google, prática autorizada pela legislação eleitoral. O vídeo com um corte da sabatina tinha mais de um milhão de visualizações e foi deletado na noite da segunda-feira 29.

A TV Globo confirmou, em nota enviada ao jornal Folha de S.Paulo, ter solicitado ao PT a retirada do conteúdo.

“Na Era das Redes Sociais, tudo o que vai ao ar é usado, sem possibilidade de controle. Diante disso, a pedido de todos os partidos, a Globo preferiu autorizar o uso, desde que fossem 30% do total da entrevista. Uma autorização de boa-fé, na suposição de que não haveria edição. Procurado pela Globo, o PT informou que a peça será retirada do ar”, explicou a emissora.

A versão editada trazia a seguinte declaração de Bonner: “O Supremo Tribunal Federal lhe deu razão, considerou o então juiz Sérgio Moro parcial, anulou a condenação do caso do triplex e anulou também outras ações por ter considerado a Vara de Curitiba incompetente. Portanto, o senhor não deve nada à Justiça”.

O vídeo prosseguia com uma resposta de Lula na reta final da entrevista: “Eu quero voltar à Presidência da República e qualquer, qualquer hipótese de alguém cometer qualquer crime, por menor ou por maior que seja, essa pessoa será investigada, essa pessoa será julgada e essa pessoa será punida ou absolvida. É assim que você combate a corrupção num país”.

Na entrevista, após dizer que Lula nada deve à Justiça, Bonner afirmou que “houve corrupção na Petrobras e, segundo a Justiça, com pagamentos a executivos da empresa, a políticos de partidos, como o PT, como o então PMDB e o PP”. Depois, perguntou como Lula convenceria os eleitores “de que esses escândalos não vão se repetir”.

O ex-presidente declarou que a corrupção “só aparece quando você permite que ela possa ser investigada” e listou realizações do PT.

“Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, que a gente colocou a CGU para fiscalizar, que a gente criou a Lei de Acesso à Informação, a gente criou a Lei Anticorrupção, a lei contra o crime organizado, a lei contra a lavagem de dinheiro. A AGU entrou no combate à corrupção. Criamos o Coaf para cuidar de movimentações financeiras atípicas e colocamos o Cade para combater os cartéis. Ou seja, foram todas medidas tomadas no meu governo, além do que o Ministério Público era independente, além do que a Polícia Federal recebeu no meu governo mais liberdade do que em qualquer outro momento da história.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo