Justiça

A ofensiva do PT no STJ contra Ibaneis pelo escândalo do Master

Segundo a ação, é preciso investigar se o governador do DF foi incompetente ou praticou crimes contra o sistema financeiro

A ofensiva do PT no STJ contra Ibaneis pelo escândalo do Master
A ofensiva do PT no STJ contra Ibaneis pelo escândalo do Master
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Em meio ao avanço das investigações sobre o Banco Master, a Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PV e PCdoB), o PDT e a Rede decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A representação, protocolada nesta segunda-feira 26, pede que o emedebista seja investigado por supostos crimes de responsabilidade e de improbidade administrativa.

A ação tem como pano de fundo as negociações entre o Banco de Brasília, majoritariamente controlado pelo governo do DF, e o Master, que poderiam trazer prejuízos à instituição estatal. Em 2025, o Banco Central vetou a venda do banco de Daniel Vorcaro ao BRB.

Em depoimento à Polícia Federal, o dono do Master relatou ter se encontrado com Ibaneis para discutir a transação, o que o governador nega.

Ao STJ, os partidos defenderam o afastamento cautelar do governador durante as investigações, para evitar qualquer tipo de obstrução ou constrangimento. Além disso, alegam ter havido aparelhamento do BRB por meio de patrocínios esportivos e pela compra de uma suíte milionária em um hotel de luxo em São Paulo. Segundo o documento, esses fatos serviram para “satisfazer interesses privados e caprichos” de Ibaneis.

O documento também menciona o que as legendas definem como “ampla capacidade de influência institucional” do chefe do Palácio do Buriti sobre a alta administração do BRB, o que não deixaria dúvidas de “que o conjunto de negociações envolvendo o Banco de Brasília e o Banco Master contou com a articulação e aprovação entusiasmada do governador”.

É necessário investigar, de acordo com os partidos, se o entusiasmo do governador com as negociações envolvendo o Master resultou de “incompetência e ‘excesso de confiança'” ou da “prática de atos enquadrados em crimes contra o sistema financeiro e improbidade administrativa”.

Além da notícia de fato encaminhada ao STJ, os partidos protocolaram um pedido de impeachment contra Ibaneis na Câmara Legislativa do DF. Na última sexta-feira 23, representantes de PSB, Cidadania e PSOL também apresentaram pedidos de impedimento do governador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo