Justiça

A nova tentativa de Roberto Jefferson de convencer o STF a relaxar sua prisão

O ex-deputado disparou 50 tiros de fuzil contra agentes da PF que foram até a sua casa em 23 de outubro de 2022

O ex-deputado federal Roberto Jefferson. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A defesa de Roberto Jefferson protocolou na segunda-feira 1º uma reclamação na qual pede ao Supremo Tribunal Federal o relaxamento da prisão preventiva imposta ao ex-deputado federal. A peça é recheada de críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

O argumento central dos advogados é que a petição a mirar Jefferson já deveria ter deixado o STF, conforme o entendimento da maioria da Corte. A defesa sustenta que Moraes “insiste em desrespeitar o entendimento vigente” e adota “critérios equivocados para manter a prisão preventiva”.

A reclamação cobra, portanto, o reconhecimento da incompetência do STF no julgamento da petição sobre Jefferson, o envio dos autos à Justiça Federal do Distrito Federal e o relaxamento da prisão.

Em 18 de dezembro, Moraes negou um pedido de liberdade para o ex-parlamentar, que está preso há mais de um ano.

Jefferson virou alvo do processo após ter disparado 50 tiros de fuzil contra agentes da Polícia Federal que foram até a sua casa, no Rio de Janeiro, em 23 de outubro de 2022.

Acusado de tentativa de homicídio, o bolsonarista foi preso naquele mês e, em junho de 2023, transferido para um hospital particular na capital fluminense.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo