Justiça
A nova derrota de Braga Netto na ação da tentativa de golpe de Estado
A Primeira Turma da Corte formou maioria para rejeitar mais um recurso do ex-ministro


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quarta-feira 14, pela rejeição de um recurso do ex-ministro Walter Braga Netto (PL) que tentava desconsiderar vídeos exibidos durante o julgamento que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia e Cristiano Zanin já votaram, todos contra o pleito do general. Restam os votos de Flávio Dino e Cármen Lúcia, que podem se manifestar até a sexta-feira 16.
Braga Netto contesta a exibição de um vídeo com imagens dos ataques de 8 de Janeiro de 2023 na sessão em que a Primeira Turma recebeu a denúncia contra os integrantes do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, entre eles o ex-ministro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A defesa argumenta que houve violação ao sistema acusatório devido a “referências a fatos alheios ao objeto da denúncia, por meio de vídeos exibidos na sessão de julgamento”.
Moraes, por sua vez, sustentou que o teor das gravações apresentadas constitui fato público e notório e está “abrangido pela descrição da denúncia”.
Com a vitória da tese de Moraes, portanto, permanecerá válida a íntegra do acórdão sobre a votação em que a turma recebeu a denúncia contra Braga Netto, Bolsonaro e mais seis acusados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A nova tentativa de Bolsonaro de atrasar o andamento do processo sobre a trama golpista no STF
Por CartaCapital
A nova cartada de Hugo Motta no STF para livrar Ramagem da ação do golpe
Por CartaCapital
Barroso diz que pediu apoio dos EUA para evitar um golpe de Estado no Brasil
Por CartaCapital