Política

A irritação de Bolsonaro com elogio de aliado ao programa de Lula para a indústria

Ricardo Barros classificou o lançamento do Nova Indústria Brasil como uma ‘excelente iniciativa do governo federal’

(Brasília - DF, 30/09/2020) Palavras do Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP/PR). Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O elogio do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) ao programa de estímulo industrial anunciado pelo presidente Lula (PT) nesta segunda-feira 22 causou desconforto entre aliados de Jair Bolsonaro (PL).

Ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Barros classificou o lançamento do programa Nova Indústria Brasil como uma “excelente iniciativa do governo federal”. A publicação foi feita em seu perfil no X.

Interlocutores afirmaram a CartaCapital, sob reserva, que o ex-capitão demonstrou irritação com o comentário.

Durante conversas com aliados, Bolsonaro ainda teria dito que, após a postagem, passou a repensar se apoiará Barros caso ele dispute uma eleição suplementar ao Senado pelo Paraná, após uma eventual cassação do mandato de Sérgio Moro.

“Com esse elogio são praticamente nulas as chances de apoio do PL a Barros”, analisou um aliado do ex-presidente.

O aceno também foi mal recebido por eleitores de Bolsonaro. Nos comentários, internautas chegaram a classificar o deputado como “vendido” e “traidor”, além de pedir sua demissão da Secretaria de Indústria e Comércio ao governador paranaense Ratinho Jr. (União).

Com objetivo de estimular e desenvolver as indústrias brasileiras, o programa lançado por Lula disponibiliza cerca de 300 bilhões de reais para financiamento até 2026. A iniciativa prevê a liberação de subsídios e investimentos públicos, por meio, por exemplo, da concessão de linhas de crédito favoráveis.

Procurado, o deputado Ricardo Barros afirmou a CartaCapital que o programa anunciado pelo governo petista é “meritório” e ressaltou o que chamou de “parceria incondicional” com Bolsonaro na “defesa dos valores da família brasileira”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo