Política

‘A democracia não pode ser aviltada como vem sendo’, diz Pacheco após reunião com Fux

O presidente do Senado manifestou o desejo de que se restabeleça o diálogo entre Jair Bolsonaro e o Poder Judiciário

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), elogiou a reunião desta quarta-feira 18 com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, em Brasília. Em pauta, “a democracia e a importância do papel e do cumprimento das atribuições de cada uma das instituições”. Segundo Pacheco, o encontro não tratou da possível apresentação de pedidos de impeachment de ministros do STF, prometida por Bolsonaro.

“Uma coisa certa ficou assentada na conversa: o diálogo entre os representantes dos Poderes é fundamental, um pilar essencial da democracia. Portanto, ajustamos a manutenção desse diálogo e externei o respeito pelo Poder Judiciário e pelo STF. Obviamente exigimos de outra parte o respeito ao Poder Legislativo e todos devem também respeito ao Poder Executivo e exigem reciprocidade”, disse Pacheco a jornalistas, após o encontro.

O senador também afirmou ter feito um pedido “muito especial” ao ministro do STF: restabelecer o diálogo com o Poder Executivo.

“Havíamos estabelecido a possiblidade de uma reunião entre os Poderes, e essa reunião acabou sendo cancelada. É muito importante que se restabeleça esse contato, sobretudo entre o presidente do STF e o presidente da República, para que se possam identificar as dificuldades, os problemas e buscar consensos”, acrescentou.

No dia 5 de agosto, Fux promoveu um forte discurso em defesa do Estado Democrático de Direito e contra as ameaças do presidente Jair Bolsonaro. O magistrado disse, na ocasião, ter alertado o chefe do Executivo Nacional “sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os Poderes para a harmonia funcional do País”.

Fux ainda comunicou na sessão o cancelamento da reunião entre os chefes dos Poderes, anteriormente anunciada. “O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, explicou.

Nesta terça, Rodrigo Pacheco declarou que a superação das divergências entre os Poderes “sempre se encontra através de instrumentos estabelecidos na Constituição”. Disse, ainda, que o País precisa de “uma pauta propositiva, e o ambiente dela é a democracia”.

“A democracia não pode ser aviltada e questionada da forma como vendo sendo no País”, completou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo