Política

‘A democracia não pode ser aviltada como vem sendo’, diz Pacheco após reunião com Fux

O presidente do Senado manifestou o desejo de que se restabeleça o diálogo entre Jair Bolsonaro e o Poder Judiciário

‘A democracia não pode ser aviltada como vem sendo’, diz Pacheco após reunião com Fux
‘A democracia não pode ser aviltada como vem sendo’, diz Pacheco após reunião com Fux
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), elogiou a reunião desta quarta-feira 18 com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, em Brasília. Em pauta, “a democracia e a importância do papel e do cumprimento das atribuições de cada uma das instituições”. Segundo Pacheco, o encontro não tratou da possível apresentação de pedidos de impeachment de ministros do STF, prometida por Bolsonaro.

“Uma coisa certa ficou assentada na conversa: o diálogo entre os representantes dos Poderes é fundamental, um pilar essencial da democracia. Portanto, ajustamos a manutenção desse diálogo e externei o respeito pelo Poder Judiciário e pelo STF. Obviamente exigimos de outra parte o respeito ao Poder Legislativo e todos devem também respeito ao Poder Executivo e exigem reciprocidade”, disse Pacheco a jornalistas, após o encontro.

O senador também afirmou ter feito um pedido “muito especial” ao ministro do STF: restabelecer o diálogo com o Poder Executivo.

“Havíamos estabelecido a possiblidade de uma reunião entre os Poderes, e essa reunião acabou sendo cancelada. É muito importante que se restabeleça esse contato, sobretudo entre o presidente do STF e o presidente da República, para que se possam identificar as dificuldades, os problemas e buscar consensos”, acrescentou.

No dia 5 de agosto, Fux promoveu um forte discurso em defesa do Estado Democrático de Direito e contra as ameaças do presidente Jair Bolsonaro. O magistrado disse, na ocasião, ter alertado o chefe do Executivo Nacional “sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os Poderes para a harmonia funcional do País”.

Fux ainda comunicou na sessão o cancelamento da reunião entre os chefes dos Poderes, anteriormente anunciada. “O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, explicou.

Nesta terça, Rodrigo Pacheco declarou que a superação das divergências entre os Poderes “sempre se encontra através de instrumentos estabelecidos na Constituição”. Disse, ainda, que o País precisa de “uma pauta propositiva, e o ambiente dela é a democracia”.

“A democracia não pode ser aviltada e questionada da forma como vendo sendo no País”, completou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo