A causa de Lula

O ex-presidente dá início à mais decisiva campanha presidencial da sua história

Imagem: Denis Ferreira/AFP

Apoie Siga-nos no

Quando Eurídice Ferreira de Melo morreu de câncer em 1980, aos 65 anos, seu sétimo filho, entre oito, estava na cadeia. Encarcerado pela ditadura por liderar uma greve no ABC paulista, o filho decidiu que dali em diante sonharia com a mãe sempre que dormisse à noite. Nunca conseguiu. ­Lula só viria a sonhar com Dona Lindu 38 anos depois, ao retornar à prisão por ­ordem do então magistrado ­Sergio Moro, em razão de uma pena imposta no curso da Operação Lava Jato. Anulada pelo Supremo ­Tribunal Federal em março de 2021, a condenação acaba de ser considerada obra de um “juiz parcial” pelo Comitê de Direitos Humanos das ­Nações Unidas. O comitê deu 180 dias para o Brasil informar as providências que adotará ­para reparar os danos ao injustiçado.

Os danos foram dois, basicamente. O primeiro: Lula foi impedido de concorrer à Presidência da República na eleição de 2018. Uma semana após a detenção, em abril daquele ano, liderava com 31% as intenções de voto em pesquisa do Datafolha, com o dobro de Jair Bolsonaro. Mesmo aprisionado, quatro meses depois subiria para 39% em outro levantamento do mesmo instituto, 20 pontos à frente do capitão. Foi quando a Justiça Eleitoral sepultou sua chapa, com base na Lei da Ficha Limpa, apesar de o comitê da ONU ter emitido uma liminar favorável à candidatura. Aquela eleição será anulada? Não é o que o petista quer, até pelas circunstâncias. O mandato de Bolsonaro aproxima-se do fim, e o capitão busca um pretexto qualquer para não entregar a faixa.

“NÃO QUERO ESTAR NA PRAIA, NA RUA COM O NETINHO”, REPETE O PETISTA, PRONTO PARA MAIS UMA DISPUTA FERRENHA

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 12 de maio de 2022 17h03
E finalmente Lula oficializou a sua candidatura à presidência do Brasil com Geraldo Alckmin como vice na chapa. Para sacramentar sua candidatura e vitória em primeiro turno sobre Bolsonaro em que pretende um arco de aliança que perpassa o âmbito restrito da esquerda. Suas falas, consideradas polêmicas por seus correligionários, não o demove de expor suas crenças e convicções sobre o cenário geopolítico, como o conflito Rússia- Ucrânia ou outros temas mais polêmicos como o aborto. Os seus assessores “críticos” comportam-se como se o ex presidente fosse um ente a ser tutelado, no entanto, Lula é um líder que pensa e não precisa ser monitorado e muito menos admoestado por suas falas. Nesta altura da vida e da história do país, Lula tem autoridade suficiente para dizer o que pensa. Sua entrevista na Time foi perfeita, respondeu como um estadista e diplomacia. Creio que Lula, neste caso, só deveria ouvir a si mesmo e ao chanceler Celso Amorim.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.