Política

A caminho de aliança com Boulos, Marta deixa secretaria de Ricardo Nunes

A tendência é que a ex-prefeita seja confirmada como candidata a vice na chapa do deputado do PSOL

Marta Suplicy e o prefeito Ricardo Nunes - Divulgação/Prefeitura de SP
Apoie Siga-nos no

A ex-prefeita Marta Suplicy deixou a Secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo nesta terça-feira 9.

Ela se retira da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) após encaminhar uma aliança com Guilherme Boulos (PSOL), principal adversário do emedebista na eleição deste ano.

“Neste momento em que o cenário político de nossa cidade prenuncia uma nova conjuntura, diferente daquela em que, em janeiro de 2021, tive a honra de ser convidada por Bruno Covas para assumir a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, encaminho, nesta data, de comum acordo, meu pedido de demissão deste cargo”, diz a carta de demissão.

“Seguirei caminhos coerentes com minha trajetória, princípios e valores que nortearam toda a minha vida pública e que proporcionaram construir o legado que me trouxe até aqui.”

A tendência é que Marta seja confirmada nos próximos dias como candidata a vice na chapa do deputado federal.

As especulações em torno de uma possível aliança ganharam tração em novembro, após a ex-senadora afirmar ter conversado com o presidente Lula (PT) sobre as eleições municipais. Desde então, aliados passaram a sondá-la sobre a possibilidade de um retorno ao PT e da dobradinha com Boulos.

Na segunda-feira 8, Lula e Marta se reuniram no Palácio do Planalto para discutir o tema. O encontro, disse a CartaCapital o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), seria uma sinalização do interesse na aliança.

Marta Suplicy está há quase uma década fora do PT, legenda na qual esteve por 33 anos. Em 2015, se filiou ao MDB, depois ao Solidariedade e desde 2020 está sem partido. Na última eleição municipal, fez campanha por Bruno Covas (PSDB).

Apesar dos rumores, Nunes tentava minimizar a possibilidade de a então aliada migrar para a campanha adversária. Sem saber do encontro com Lula, o prefeito chegou a dizer na manhã de segunda-feira ter confiança em Marta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo