Política
A avaliação dos eleitores paulistas sobre o governo Lula, segundo nova pesquisa
O estado é o maior colégio eleitoral do País, concentrando mais de 34 milhões de eleitores


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira 7 pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desagrada mais de metade do eleitorado paulista.
Segundo o levantamento, o índice dos eleitores de São Paulo que considera a administração “boa” ou “ótima” é apenas de 22,2%. Por outro lado, os que consideram “ruim” ou “péssima” passam de 52%. Os índices são semelhantes aos registrados no último levantamento do mesmo instituto, feito em fevereiro.
Confira a avaliação dos eleitores de São Paulo sobre o trabalho de Lula na Presidência:
- Boa/ótima – 22,2% (eram 22,5% em fevereiro)
- Regular – 23,4% (eram 22,4%)
- Ruim/péssima – 52,8% (eram 53,5%)
Os números são preocupantes para Lula, dado que o estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país: são 34,5 milhões de eleitores, ou mais de 20% do total de 159 milhões de pessoas aptas a votar, segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No mesmo levantamento, o Paraná Pesquisas testou cenários eleitorais para a presidência com os eleitores paulistas. No estado, Lula ficaria atrás de Michelle Bolsonaro (35,8% contra 29,2%) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, (38,6% contra 29,1%). Ele levaria vantagem contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (que teria 17,8% das intenções de voto, contra 29,6% do atual presidente).
O Paraná Pesquisas ouviu 1.700 eleitores paulistas, em 85 cidades, entre os dias 1º e 4 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarcísio desponta como favorito para o governo de SP em 2026, diz Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Ao contrário de deputados, bancada do PDT no Senado decide ficar na base de Lula
Por Vinícius Nunes