CartaExpressa
Lula retoma viagens internacionais com passagens pela Rússia e China
Nas viagens, o presidente deve cumprir agendas bilaterais com Putin e Xi Jinping
O presidente Lula (PT) retoma a sua agenda de viagens internacionais esta semana, com passagens pela Rússia e China.
O petista embarca na terça-feira 6 para a Rússia, para participar de um compromisso em Moscou. Lula foi convidado pelo presidente Vladimir Putin para participar das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial.
O feriado, no dia 9 de maio, é o mais importante do país e vai contar com um desfile cívico-militar em Moscou. Lula e Putin também manterão reuniões bilaterais entre os dias 8 e 10 de maio.
Na sequência, Lula embarca para a China onde cumpre agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita do presidente se dá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Lula e Xi Jinping se encontrarão em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.
É a segunda visita de Lula à China em seu terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, retribuída por Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Xi Jinping visitará a Rússia de 7 a 10 de maio
Por AFP
O que se sabe sobre a brasileira encontrada morta no Japão
Por CartaCapital
Israel promete responder a ataque de rebeldes do Iêmen contra aeroporto de Tel Aviv
Por AFP



