Política

A avaliação dos brasileiros sobre o papel de Janja nas agendas do governo Lula, segundo pesquisa

A visão dos eleitores sobre a presença da primeira-dama nas viagens do presidente foi monitorada pelo instituto Paraná Pesquisas

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A maior parte da brasileira aprova a participação da primeira-dama Janja da Silva nas viagens e agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que mostra o novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira 18.

Segundo a pesquisa, 49,4% dos entrevistados aprovam a participação da primeira-dama nas agendas ao lado de Lula. Outros 43,8% reprovam a presença de Janja nos compromissos.

A aprovação, importante registrar, é maior ao avaliar apenas a parcela feminina de eleitores. Neste caso, salta para 53,4% das entrevistadas a aprovação sobre o papel desempenhado por Janja em reuniões e viagens oficiais do atual governo. Entre os homens o índice de aprovação é de 44,9%.

A primeira-dama também tem maior apoio nas parcelas mais jovens da sociedade: 60,5% dos eleitores de 16 a 24 anos aprovam a participação de Janja nos compromissos de Lula. Nos estados, a participação de Janja é mais bem aceita no Nordeste, com 59,3% de aprovação e tem seu pior resultado no Sul, com 41,3%.

Embora o saldo seja positivo, o índice de aprovação revelado no levantamento é menor do que o resultado de maio, quando o instituto fez um levantamento com tema semelhante. Naquele pesquisa, com amostra levemente diferente, 65% dos brasileiros aprovavam a participação da primeira-dama nas agendas ao lado do presidente Lula.

O levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores com 16 anos ou mais em 162 municípios brasileiros, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais.

Veja a íntegra da pesquisa:

BR_18-Out23-Primeira-Dama

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo