Política
75% dos eleitores preferem que a eleição seja decidida no 1º turno, aponta pesquisa Ipespe
Neste sábado, os principais levantamentos eleitorais do País, incluindo o Ipespe, destacam a liderança de Lula e apontam para a chance de vitória do petista sem a necessidade e uma segunda etapa


A nova pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado 1º, mostra que 75% dos eleitores preferem que a eleição presidencial seja definida no primeiro turno. Apenas 6% são contra a definição do pleito neste domingo e 18% afirmam ser indiferentes à realização de um segundo turno neste ano.
Neste sábado, os principais levantamentos eleitorais do País, incluindo o Ipespe, destacam a liderança do ex-presidente Lula (PT) e apontam para a chance de vitória do petista sem a necessidade e uma segunda etapa.
Os percentuais, vale dizer, variam de acordo com a preferência por cada candidato. Segundo a pesquisa, 85% dos eleitores de Lula preferem que a decisão final seja tomada neste domingo. Entre os apoiadores de Ciro Gomes (PDT) o volume que faz essa opção é de 54%. Já entre os eleitores de Simone Tebet (MDB) o índice sobe para 63%. As pesquisas apontam que os eleitores dois políticos, que ocupam o terceiro e quarto lugar na pesquisa, serão essenciais para definir se a eleição avança por mais três semanas ou não.
Embora esteja em 2º lugar nas intenções de voto, 71% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) também preferem que o postulante à presidência seja decidido neste dia 2.
A pesquisa
Contratado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais, o instituto ouviu, por telefone, 1.100 eleitores brasileiros no dia 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-05007/2022. Veja a íntegra:
Captura de Tela 2022-10-01 à(s) 11.52.36 AMApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O impacto do debate da Globo na escolha dos eleitores, segundo pesquisa Ipespe
Por Getulio Xavier
Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos e está próximo de vitória no 1º turno
Por Getulio Xavier