Política

70% dos brasileiros recebem menos em 2021 do que antes da pandemia

Pesquisa realizada pela FGV atribui o resultado a alta da inflação

Apoie Siga-nos no

Com a alta da inflação, 70% dos trabalhadores brasileiros recebem menos do que ganhavam em 2019, conforme estudo realizado pelo economista Daniel Duque, da Fundação Getúlio Vargas. 

Isso significa que não só o poder aquisitivo diminuiu, mas também os salários. Com preço dos alimentos e produtos mais altos, e o salário mais baixo, mais famílias atravessam a faixa da vulnerabilidade.

Atrelado a isso, o fim do Auxílio Emergencial, o fim do Bolsa Família e a incerteza da existência do Auxílio Brasil, também aumentam a perspectiva de redução de poder de compra. 

A análise revela ainda que são somente os mais ricos que tiveram um aumento salarial maior do que a inflação durante o período da pandemia. 

Segundo a pesquisa, nas camadas médias da população o recuo no ganho foi de 28%, enquanto entre 10% mais ricos o ganho real chegou até 8%.

Os cálculos tiveram como base o rendimento do trabalho domiciliar per capita, ou seja, a renda familiar dividida pelo número de pessoas da família. 

Em setembro, a inflação foi de 1,16%, maior percentual para o mês desde 1994. Em 12 meses, a taxa subiu para 10,35%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar