Política
63% dos brasileiros querem as eleições decididas no primeiro turno, aponta pesquisa
Os principais levantamentos eleitorais do País apontam para a possibilidade de Lula ser eleito já no dia 2 de outubro
Pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira 29, mostra que 63% dos eleitores preferem que a eleição presidencial seja definida já no primeiro turno. Outros 17% são contra a definição já no próximo dia 2 de outubro, enquanto 20% responderam ser indiferentes quanto à realização de uma nova rodada eleitoral.
Os principais levantamentos eleitorais do País apontam a liderança ex-presidente Lula (PT) com considerável vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). Há chances de vitória sem a necessidade de um confronto direto no segundo turno.
O ex-capitão tem ignorado as pesquisas e continua com o discurso de que será ele o eleito no próximo domingo e que uma vitória do rival seria “impossível”.
O levantamento Exame/Ideia mostrou que a maioria dos eleitores de Lula e os de Bolsonaro tem interesse em resolver a disputa no primeiro turno.
Entre os que apoiam o petista, 66% afirmaram ter esse desejo, já entre os eleitores do ex-capitão o índice é de 70%.
O levantamento entrevistou 1500 pessoas por telefone em todo o País, entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos, sendo registrada no TSE sob o nº BR-09782/2022.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



